quarta-feira, 17 de julho de 2013

ESCALAS TERMOMÉTRICAS

TERMOLOGIA

TemperaturaAs partículas constituintes dos corpos estão em contínuo movimento. Entende-se temperatura como sendo uma grandeza que mede a intensidade dessa agitação térmica.
Por definição, temperatura é a medida uma medida indireta grau de agitação das partículas que compõe um corpo.

EQUILÍBRIO TÉRMICO:


Quando colocamos um objeto quente em contato com um objeto frio, depois de algum tempo ambos ficam mornos. Em outras palavras, quando dois objetos com temperaturas diferentes são postos em contato um com o outro, depois de certo tempo eles apresentam a mesma temperatura. Dizemos, então, que os objetos estão em equilíbrio térmico.

ESCALAS TERMOMÉTRICAS


Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos onde cada um desses valores está associado a uma temperatura.
Para a graduação das escalas foram escolhidos, para pontos fixos, dois fenômenos que se reproduzem sempre nas mesmas condições: a fusão do gelo e a ebulição da água, ambos sob pressão normal.

1º. Ponto Fixo: corresponde à temperatura de fusão do gelo, chamado ponto do gelo.
2º. Ponto Fixo: corresponde à temperatura de ebulição da água, chamado ponto de vapor.

Escala Celsius:


A escala Celsius foi criada por Anders Celsius, um astrônomo sueco, em 1742.  Ele escolheu como pontos fixos, os quais a sua escala seria baseada, os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água.
A escala Celsius é a mais comum de todas as escalas termométricas.

Escala Celsius









Escala Fahrenheit:


Esta escala foi criada pelo inventor do termômetro de mercúrio, Daniel Gabriel Fahrenheit, por volta de 1714.  Para isso ele usou uma mistura de água, gelo e sal de amônia. 
Esta escala é mais usada nos países de língua inglesa, com exceção da Inglaterra, que já adotou o Celsius.

Escala Fahrenheit


Escala Kelvin:



Pensando na agitação das partículas, foi proposta uma escala onde no zero desta escala as partículas teriam agitação mínima, o que corresponderia a um zero ABSOLUTO! 



Como a pressão de um gás é o resultado macroscópico das milhares de colisões sofridas pela partículas sobre a parede de um recipiente, fez-se um gráfico de pressão versus temperatura, a fim de descobrir qual seria a temperatura que corresponderia a um valor nulo de pressão. A esta temperatura, medida em graus Celsius, foi atribuído o valor de zero e assim foi criada a escala Kelvin.





Escala Kelvin


Obs.: Todos os valores dos pontos fixos descritos anteriormente valem somente quando a pressão for de 1 atm.

 Relação entre as escalas:

Relação entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin

Fórmula para transformar entre Celsius, Kelvin e Fahrenheit


Se você gostou, por favor, clique em +1 abaixo e ajude a divulgar o Blog. Obrigado!
Física Resolvida - Grupos de Estudos para Enem & Vestibular


Nenhum comentário:

Postar um comentário