quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conservação da Quantidade de Movimento




Uma coisa engraçada a respeito do estudo do universo são as leis de conservação. As leis de conservação são leis que existem e que podemos usar para as mais diversas finalidades no estudo da Natureza.

Uma lei em especial - A conservação da quantidade de movimento - é a lei que determina que a soma das quantidades de movimento de um sistema isolado é sempre constante, ou seja, nçao modifica seu valor com o passar do tempo.

Um exemplo disso pode ser dado usando como exemplo o tiro de uma arma de fogo. Um atirador recém iniciado na arte do tiro pode se dar muito mal se não souber usar seus conhecimentos para tentar amenizar este princípio.


Quando o atirador aperta o gatilho, um monte de coisas acontecem na arma que culminam no chamado disparo da arma. Vejamos o que isso tem a ver com a quantidade de movimento:

Em física, dizemos que a quantidade de movimento de um corpo é medida multiplicando-se a sua massa pela velocdade do mesmo, Assim:

A quantidade de movimento de um sistema é a soma das quantidades de movimento de cada corpo do sistema. Assim, para dois corpos temos :

como:


Logo a quantidade de movimento resultante é dada por: 

A lei de conservação da quantidade de movimento pode ser entendida, para um tiro de arma de fogo assim: no momento do disparo, a quantidade de movimento do conjunto Bala + Arma é zero, pois a velocidade de ambos é zero. Imediatamente após o disparo, a quantidade de movimento do sistema TEM QUE SE CONSERVAR!

Assim:

Se antes a quantidade de movimento é zero, podemos dizer que depois ela também o será, mas como a quantidade de movimento do sistema é a soma das quantidades de movimentos individuais da Bala e da Arma, podemos supor que se a soma é zero, uma das quantidades de movimento é 

Podemos ver que se a quantidade de movimento 1 for positiva a quantidade de movimento dois será negativa, ou melhor dizendo, no caso da arma de fogo, se o projétil vai para frente, a arma sofre um RECUO!

Para ilustrar isso, segue um vídeo de acidentes engraçados com arma de fogo. Vale a pena conferir.


Se você já passou por uma situação destas, relate seu caso aqui e concorra a uma Caneca do Física Resolvida. O melhor relato ganha!!


Se você gostou, por favor, clique em +1 abaixo e ajude a divulgar o Blog. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário