domingo, 23 de setembro de 2012

Robótica para Iniciantes com Arduino

ARDUINO

A placa Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica que consiste em uma placa de circuito impresso com um microcontrolador e uma série de pinos de entrada e saída. Ela foi projetada para ser uma ferramenta acessível e versátil, permitindo que pessoas sem grande experiência em eletrônica e programação possam criar projetos interativos de maneira relativamente simples.



A característica central do Arduino é o microcontrolador embutido, que é um chip capaz de executar instruções programadas e controlar componentes eletrônicos externos, como LEDs, sensores, motores, displays e muito mais. As placas Arduino são fornecidas com um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que facilita a programação do microcontrolador. A linguagem de programação usada no IDE do Arduino é baseada em C/C++ simplificado.


A plataforma Arduino tem sido amplamente adotada por entusiastas, estudantes, artistas e engenheiros para criar uma variedade de projetos, desde sistemas de automação residencial e robótica até arte interativa e wearables. A flexibilidade da plataforma, a disponibilidade de uma comunidade ativa e a grande quantidade de bibliotecas e recursos disponíveis contribuem para a popularidade do Arduino. Além disso, a natureza de código aberto da plataforma permite que as pessoas criem suas próprias variações e adaptações das placas Arduino.

A tabela abaixo mostra a evolução das placas Arduino bem como algumas de suas características:



Identificando as partes do Hardware:


Modelos de Placas disponíveis



O software

O Arduino IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um software escrito em Java e é derivada de projetos Processing e Wiring. Foi concebido de forma a ser de fácil de utilizar por pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de softwares. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e indentação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique.

Para uso do Software são necessários somente duas funções básicas:
  • setup( ) – Inserida no inicio da programação, é usada para inicializar a configuração, identificando em alguns casos as variáveis utilizadas;
  • loop( ) – Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada.
Na próxima postagem sobre o Arduino, será explicado como acender e apagar um LED usando a função BLINK.



Se você gostou, por favor, clique em +1 abaixo e ajude a divulgar o Blog. Obrigado!

Física Resolvida - Grupos de estudos para Enem & Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário